top of page
Buscar
  • Cristiano Pimenta

Integração é palavra chave

Muitos me taxaram de maluco quando fiz esta afirmação pela primeira vez e que acabou virando a capa do meu livro. Na verdade, o título completo é “É Possível Se Reinventar e Integrar Vida Pessoal e Profissional”. Tenho que dizer que quem acha que isso é uma loucura deve começar a trabalhar melhor a mente, porque estará próximo a um profundo desencantamento com o mundo corporativo atual.


Quando nos deparamos com um dado onde 64% de uma gama de 341 empresários, executivos, empreendedores e profissionais de um modo geral, no Brasil (21 estados e alguns expatriados), estão insatisfeitos com o que hoje fazem e gostariam urgentemente de fazer algo diferente para serem mais felizes. Algo está profundamente errado.


Quando combinamos de forma transversal os dados desta mesma pesquisa chegamos à conclusão de que a enorme maioria dos entrevistados está infeliz com a vida que leva hoje. Mais de 30% já tiveram alguma doença decorrente, especificamente, do trabalho que realizam!


As gerações mais antigas tendem a ter maior resistência com o que nos deparamos em termos de ambiente de trabalho e respeito à capacidade e competência de cada um no cargo que desempenha. Eu sou um profundo crítico ao tal Departamento de RH, ainda muito sustentado por empresas mais tradicionais.


Crítico porque eles são induzidos ao erro, por um comando certas vezes tóxico, os fazendo cometer erros crassos já no início do processo. Ou seja, no Recrutamento e Seleção. Pesquisa recente mostra que 81% dos entrevistados se sentem enganados pelo processo de R&S que passaram (Isma-Br, Hay Group & Michael Page).


Bom, eu só estou aqui hoje escrevendo isso porque estive neste hall dos doentes infelizes. Sim, por mais que aparentemente eu tivesse tudo e graças ao divino ainda tenho, no momento que resolvi parar e falar a mim mesmo que era possível eu estava em uma cama de hospital, fora do Brasil. Longe dos meus familiares e amigos amados me deparei com uma coisa no meu coração, que depois fiquei sabendo ser uma angina e com um diagnóstico de alta hospitalar de infelicidade. Isso mesmo, mais detalhes estão no meu livro.


Aí surgem as Startups que nada mais são que empresas em processo de implantação, iniciando suas vidas, engatinhando, e têm um processo de seleção parecido com os vestibulares; não pelo processo, mas pela quantidade de talentos que estão ávidos a irem trabalhar nestas empresas. Na grande maioria delas não existe RH. Na verdade, todos os líderes são de RH, todos fazem o papel de cuidar das pessoas e fazê-las se sentirem bem dentro do ambiente de trabalho, as respeitando acima de tudo.

Quando nos deparamos com este dado de mais de 64% das pessoas entrevistadas estarem dispostas a fazer outra coisa para serem felizes, juntamente com as que efetivamente se intitularam infelizes com o que fazem, chegamos ao estarrecedor índice de 99,01% de infelicidade no mercado de trabalho, e aí? Tá bom para você? Acho que não está bom para ninguém, pois, empresas estão perdendo valor de mercado e talentos um atrás do outro. As pessoas estão morrendo ou se matando por não aguentarem tanta infelicidade, até porque aqui estou me referindo apenas aos que estão com problemas no campo profissional.


Falo isso porque aqui está toda a razão de existir do meu livro: mostrar aos leitores que é sim possível integrar vida pessoal e profissional, mostrar que não existe aquela velha e tão célebre frase que diz “entro na empresa, coloco o chapéu de empregado, executivo ou dono e quando chego em casa, o papel de marido, esposa, pai ou filho e no clube o papel X e na praia o papel Y e no golf o papel Z”. Meu deus, como ainda tem gente que pensa assim, este pensamento me remete àqueles castelos de cartas que quando basta tirar uma cartinha apenas para desmoronar tudo.


Com uma vida integrada você não precisará usar estes diversos “chapéus”. Não precisará de máscaras para atuar conforme a necessidade e nem fazer um esforço descomunal para ter que aturar um ou outro dentro e fora do ambiente corporativo. Você será uma pessoa íntegra e fiel ao seu propósito de vida, alguém inteiro e integrado, sendo você 100% do tempo e com isso será mais feliz, mais produtivo, mais bem-sucedido em tudo que fizer na vida.


Isto também é cientificamente comprovado, pessoas mais felizes produzem 33% a mais que as não felizes, o que sua empresa ou você precisa neste momento? Faça uma análise e responda no espelho. Não tenho dúvidas de que todas as respostas irão passar pelo que você leu neste artigo.


Se está infeliz, mude já, para o seu bem, da empresa que você trabalha, seus colegas de trabalho, família, filhos, amigos, parentes e tudo mais! Até porque, eu posso te garantir, uma vida desintegrada não te levará ao lugar que você sempre idealizou para a sua aposentadoria.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page